quinta-feira, 24 de julho de 2008

SESQUICENTENÁRIO DA PARÓQUIA

Jesus Sacramentado

Crisma
Comemoração dos 150 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Canguaretama/RN, 2008
Altar
Show com os Cantores de Deus
Procissão Eucaristica

Nos dias 16/07 à 19/07, foi comemorado o Sesquicentenário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, onde posteriormente pertencia a Vila Flor. E as comemorações foi marcada por diversos momentos:

Dia: 16/07 - Quarta-feira
363 do Mortícinio do Cunhaú
08h - Celebração da Eucarístia
Preside: Dom Heiton de Araújo Sales (Arcebispo Emérito)
09h - Hasteamento das Bandeiras
15h - Caminhada dos Mártires Matriz até a Capela de N.S. das Candeias
17h - Missa dos Mártires
Preside: Dom Matias Patrício de Macedo (Arcebispo Metropolitano)

Dia: 17/07 - Quinta-feira
ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS (DIA EUCARISTICO)
06h - Inicio da Adoração ao Santissimo (Tendas Eucaristicas)
08h - Celebração Eucaristica (1ª Eucaristia - 150 Crianças)
Preside: Pe. Flávio Herculano)
18h - Procissão Eucaristica (saindo do Conjunto Abel Vieira)
19h30 - Celebração Eucaristia (Comemoração dos 50 anos de vida Sacramental do Mons. Assis)
Preside: Mons. Francisco Assis Pereira (Postulador dos Mártires)
21h - SHOW EUCARISTICO

Dia: 18/07 - Sexta-feira
MARIA, ALEGRIA E ESPERANÇA PARA UM MUNDO NOVO
06h - Meditação do Terço
09h - Celebração Eucaristica (Confirmação - 150 Jovens)
Preside: Dom Matias Patricio de Macedo
12h - Oficio de Nossa Senhora (Capelas)
19h30 - Celebração Eucaristica
Preside: Dom Jaime Vieira Rocha (Bispo de Campina Grande)
21h - IV MARTFEST - PRAÇA

Dia: 19/07 - Sábado
SESQUICENTENÁRIO DA PARÓQUIA
05h - Alvarada (Banda de Música Municipal)
11h30 - Ofício de Nossa Senhora
12h - Pipocaço
16h - Procissão de Nossa Senhora
(Nau Catarineta) Saindo da Lagoa de São João
18h - Celebração Solene
Preside: Dom Matias Patricio de Macedo
Concelebrantes: Dom Jaime, Padres da Aquidiocese de Natal e outras Dioceses.
21h - SHOW DOS 150 ANOS – SHOW COM OS CANTORES DE DEUS

CANGUARETAMA/RN - TERRA DOS PROTOMÁRTIRES DO BRASIL

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Viver com responsabilidade.

Deve-se viver com bastante responsabilidade, procurando sempre pensar e analisar, antes de fazer algo, para depois não nos arrepender-mos . Temos a consciência, razão e capacidade para fazer a melhor escolha, infelizmente muitas das vezes escolhemos errado, e ficamos reclamando do leite derramado. Jogando a culpa para todos os lados, e com isso devemos ser menos inconseqüente e mais responsáveis, sabemos que todos nós erramos e não são pouco os nossos erros, mas Deus está disposto a nos perdoar e nos conduzir por uma vida responsável.

Precisamos está sintonizado com o chamado de Deus, escutando atentamente o seu amor por nós. Vamos viver consciente, como a própria palavra de Deus nos alerta “Tudo é permitido, mais nem tudo me convém”. Não podemos viver dividido, sem rumo, precisamos nos deicidir logo, por esse porto seguro.

Juliano B. Viana, 02 de julho de 2008

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O amor pela Igreja, é o sinal de Jesus em nossa vida.


Sou uma pessoa Católica, e como todos os Católicos passaram ou passam por conflitos, e que muitas das vezes não estão preparados, e acabam entregando os pontos, ou seja, deixam ser vencidos pelas acusações sem nenhum fundamento. Partindo para outras denominações religiosas, e deixando de lado a Igreja a onde nasceu, por motivo de falta de conhecimentos, ou tempo que não tiveram para conhecer melhor a beleza fecunda e exuberante, que Jesus deixou para os seus seguidores poderem se orientar, ter uma luz, um caminho que levasse ao seu encontro e que muitos desprezam, rejeitam e criticam, por acharem livres e podendo assim tomar decisões por conta própria sem ouvir os apelos que Jesus faz através de sua Igreja, mas que é ignorada. Devemos conscientizar os católicos menos esclarecidos (que não procura conhecer sua fé) e aqueles que não conhece, por causa de muitos que tentam de todas as formas acabar com a Igreja, achando em suas mentes que vão acabar com ela, não passando de uma pretensão enganadora que nunca irão conseguir. Pois Jesus se faz presente nela, apesar de nossas falhas e incompreensão humanas, mais Ele está para nos orientar e mostrar o caminho que devemos seguir, nos mostrando a beleza de estar com Ele, e a cada dia aumentando o nosso amor por Ele, e pela sua Igreja, que tanto amou e se entregou por ela, para que podessemos o encontrar, e vivemos confiantes e esperançosos nas suas promessas que se realizam na vida daquele que confiar em sua palavra. Católicos acordem pra vida, não dar para ficar parado de braços cruzados olhando para o tempo, vendo o passar como nada tivesse acontecendo. Devemos ama a Igreja, pois que a conhece, passa a amá-la a cada dia, sendo o amor que aumenta sem parar, pois Jesus é a fonte inesgotável desse amor. Esse apelo deve escoar em nossas mentes e ficar guardado em nosso coração, para que possamos distinguir as coisas e situações que tentam obscurecer as nossas vidas, nos paralisando, tornando um parasita e se acomodando com o desleixo que o mundo impõe em nossas vidas, devemos tomar cuidado para não ficamos morno, e que a nossa fé não seja abalada por qualquer tipo de conversa ou especulação enganadora. Devemos aprender a recorrer a Igreja, procurar conhecer o que ela quer, e daí iremos perceber, que tudo que ela quer é para o nosso bem, para nossa felicidade, devemos deixar nos envolver pelos seus ensinamentos, e pela sua luta e voz que não se cala, no meio de um mundo, que já não suporta a sã doutrina.
Juliano B. Viana 28/01/2008

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Devemos nos entregar a Deus por completo



O que se passa por nossas cabeças, quando queremos fazer algo por conta própria? Não pensamos nas conseqüências que iramos enfrentar. Muitas das vezes pensamos no bem estar totalmente ilusório, passageiro e não notamos o barco furado que acabamos entrando. Damos preferência aos nossos caprichos, nossas vontades explosivas, sem nenhum propósito para nossa vida.
Precisamos confiar mais em Deus, pois Ele sabe o que realmente precisamos. Mais preferimos seguir por caminho totalmente contrários e vazios, sem nenhum significado. Procuramos coisas que nos afasta do seu caminho, achando ter encontrado o caminho da verdade suprema, dono do seu próprio nariz, de sua consciência reta, das convicções meramente idealizadora de nossa mente muitas das vezes obscurecidas pelas "verdades" apresentada pelo um mundo, que não tem Deus como seu criado e tenta de várias formas passar por cima de seus mandamentos e de sua Igreja, criando leis e situações, e que muitos de nós deixamos nos seduzir, pelas suas doces propostas, liberdades, que só aparenta sem bom, mais no seu fim não passar do mais amargo fel.
Com isso criando uma falsa paz, passageira, que vai tomando conta do nosso ser, criando um afastamento a cada dia de Deus de nossas vidas. Chegando até mesmo a conclusões absurdas, de querer dita uma religião pessoal independente, achando em si que o importante é somente acreditar em Deus, sem fazer nenhum esforço para alcançá-lo. Ficando aberto para todo tipo de coisa que o mundo traga de novidade. E não para observar, analisar se aquilo é realmente da vontade de nosso Pai, que nos criou e quer o nosso bem. Pois Ele sabe melhor que ninguém o que é melhor para cada um de nós, pois ele criou e saber que cada um necessita.
Para isso devemos ter confiança, e procura segui-lo, e para começar, temos que estar atentos, cautelosos, mesmo sabendo de nossas limitações, procurá-lo com intensidade, mudando os nossos costume e visões erradas. Nos doando, mesmo sem você acreditar que é possível, achando que não é capaz, deve-se lutar para que essa idéia que nos prende ao mundo seja superada, e devemos pensar que já fizermos tantas coisas erradas, e não paramos para medir as suas conseqüências, tantos vícios agente somos apegados, e não se envergonhamos. Por que não somos capazes? mesmo com nossas limitações mudar esse quadro e viver uma vida exemplar, seguindo tudo aquilo que Jesus nos ensinou, e que Ele mesmo viveu, para ser exemplo para cada um de nós, e mostrar que somos capazes de ser pessoas diferentes. Pessoas que se entregue a Ele por completo, ser medo, mesmo sabendo das dificuldades e do desprezo que muito dão aqueles que o segue, tentando desanimarmos da caminhada, mas o próprio Jesus nos garantiu a sua presença ao nosso lado, e que aquele que confiar nele e perseverar até o final será recompensado. Não devemos segui-lo por medo, ou por represália emocional que criamos em nossas mentes, pois Ele nos ama, e não quer o mal de ninguém, e sim devemos segui-lo com todo o amor do mundo, para com Ele e com sua Igreja, que se faz presente entre nós para nos guiar, sendo uma luz durante os séculos, desde a sua vida entre nós, até a sua volta. Onde devemos esperá-lo confiante, pois nos amou de tal maneira, que se entregou por nós, porque não fazermos o mesmo?
Juliano B. Viana 23/01/2008

sábado, 5 de janeiro de 2008

Pecado! Devemos ter cuidado!


O pecado como sabemos é tudo aquilo que fazermos contra a vontade de Deus, e que acaba nos afastando de seu amor, de sua miséricordia, e com isso devemos sempre viver atentos, com as coisas que fazermos, nos policiando, tendo uma atenção e preocupação de sempre detectar as coisas erradas que por eventualidade fazermos. O importante nessa hora não é se desesperar, pois muitas das vezes quando nos deparamos com várias situações de pecados, pensamos não haver mais solução, para o nosso caso. Devemos procurar sempre quando caimos, o amor de Deus, pois Ele sempre está disporto a nos perdoar, e recebemos de braços abertos.

Não podemos tomar atitudes drasticas, sem pensar, pois as vezes caimos em situações bastantes díficies e compricadas, e nessa hora precisamos manter a calma, e recorrer ao auxílio desse Deus maravilhoso que está sempre atento aos nosso caminhos e quer nos ajudar.

Devemos acima de tudo temos humildade de reconher as nossas faltas, e pedir perdão a Deus por tudo aquilo que fizermos sem pensar, ou até mesmo consciente, mais achavamos auto-suficiente, dono do nosso nariz e não mediu as conseqüências dos atos desastrosos que aprontamos. E não devemos por na cabeça, certo absurdos que vem em nossas cabeças, tal como: eu vou fazer isso pois Jesus vai me perdoar, ai estamos agindo de forma precipitada, e fazendo algo que não agrada a Jesus, pois estamos fazendo de proposito, para pedi perdão e depois voltar a fazer a mesma coisa. Sabemos que o pecado é algo que nos pega de surpresa, e nos dá uma sensação de imunidade, e sensação que não estamos fazendo nada de errado.
Para isso é preciso ficar atento, e começa a viver uma vida para Deus. Sabemos que somos pecadores, e estamos sempre em situações de pecados, desde um pensamento, um ato e uma omissão.
Devemos procurar nos santificar, pois é um processo que carregamos pelo resto de nossa vida, e devemos nos abrir para a palavra de Deus, seus ensinamentos, os seus sacramentos, para podemos está sempre próximo do amor infinito de nosso criado. O pecado é uma mancha que se alastra no nosso ser no tomando conta por inteiro, como uma enorme mancha de oleo. Precisamos fazer um esforço, e acima de tudo confiar na misericórdia do Senhor, e vive com amor, procurando amar as pessoas que vive ao nosso lado, precisando cultivar essa semente que muita das vezes está adormecida dentro de nós.
Vamos procurar rever a nossa vida, pensar e repensar toda a nossa trajetória em nossa vida, e avaliar o nosso passado, e rever muitas prioridade que colacamos em nossa vida, que são verdadeiro estrago para o nosso viver, vamos dar um basta nas situações que nos leva ao pecado, procurando sempre diminuir as situações que nos leva a peca, e quando pecar não ficar de braços cruzado deixando a avalache cresce, devemos correr logo para a reconciliação com o Senhor através de uma boa confissão.

Juliano B. Viana 24/05/2008